terça-feira, 7 de junho de 2016

Relacionamento Abusivo.

Somente quem já passou por isso sabe o quanto é difícil principalmente terminar um relacionamento como esse, já que nos sentimos pressionadas demais, ou por muitas vezes até medrosas demais. E o mais curioso, que a maioria dos relacionamento abusivos são na adolescência quando a garota está no seu primeiro relacionamento. Será por isso que achamos normal, e as vezes até bonitinhas certas atitudes que na hora não percebemos o quão abusivas são?
Por isso, hoje resolvi abordar este assunto, com muita coragem por ser minha primeira vez aqui rs, mas vamos lá.
Quando digo nós la em cima, digo porque SIM, JÁ PASSEI POR ISSO, e sim foi no meu primeiro relacionamento sério, e sim, eu não percebia isso. Antes de tudo, vou dizer que estou dando a minha opinião sobre o tema, podendo ser como você pensa, ou não.
O meu primeiro relacionamento sério, tudo é muito novo, eu nunca havia me comprometido sério com ninguém, até porque ainda era um criança que estava apenas querendo descobrir o mundo, e eu fui... se eu aprendi? MUUUITO. Se eu me arrependo? Apenas de me sujeitar há algumas situações. 
Não, a pessoa que eu estava não era uma má pessoa, mas algumas situações que aconteceu em nosso relacionamento fizeram com que ele se tornasse uma coisa, muito longe do normal e do saudável. Se a culpa foi só dele? De maneira nenhuma, eu também me tornei uma pessoa abusiva, uma pessoa autoritária e com ciume doentio. 
Ou seja, um namoro do tipo, não faz mal para apenas um dos envolvidos, mas para os dois.

 O que é um relacionamento abusivo?
Vamos lá, relacionamento significa a ligação afetiva, profissional ou de amizade entre pessoas que se une com os mesmos objetivos e interesses. Já abusivo segundo o dicionário é: adj. Contrário às regras, às leis, à justiça; excessivo: emprego abusivo da força. 
Um relacionamento abusivo é tudo aquilo que foge do controle, tudo aquilo que excede o tradicional, o normal.

Quais são os principais sinais de um relacionamento abusivo?
Na minha opinião o principal sinal, sem duvida nenhuma é o ciume; claro que ciume em qualquer tipo de relacionamento é super comum, temos ciumes das nossas amigas, dos nossos pais, dos nossos brinquedos, das nossas bonecas, nosso material escolar, enfim, de tudo. Isso aprendemos desde a infância, e vai refletir a nossa vida adulta. Porém, é super normal sim, quando o ciume é normal; Mas quando isso se torna algo doentio, em que te priva de fazer o que você tem vontade, de usar a roupa que você gosta, de sair de casa sozinha, de falar com uma pessoa do mesmo sexo que você, que o seu parceiro te prive de ter amigos, amigas, te afasta da tua família, esse pra mim é o principal e mais comum entre o relacionamento abusivo.
Outra também que é bastante comum nesses tipos de relacionamento, seu parceiro(a) querer te controlar, digo não querer apenas saber aonde você esta de vez em quando, e sim guiar seus passos, saber horários, saber quem te viu, quem não te viu, com quem você falou ou deixou de falar. 
Gente, o que temos que entender que namorar é cuidar, conhecer, beijar, gostar, se sentir bem. Quando começa a fugir disso, fazer mal, extrapolar limites, isso é abuso.

 Um relacionamento abusivo, condiz com agressões físicas?
 Necessariamente não. Existe sim relacionamentos abusivos que não são praticadas as agressões físicas.

Posso salvar um relacionamento desse tipo?
Olha, eu acredito muito no diálogo, acho que uma boa conversa pode resolver tudo, porém se estas pessoas tiverem dispostas a mudar. Claro que para isso, não pode ainda ter perdido o respeito, pois quando não há mais respeito, não há mais motivos para continuar.

Lembrando que estou me referindo a namoro, pois terminar um casamento é muito mais difícil e doloroso, mas o namoro serve para conhecer as pessoas, e uma dica: ninguém muda depois do casamento, se o seu namoro já demonstra sintomas do tipo, já tente se livrar de um futuro casamento mal sucedido.

Se você ja passou, ou está passando por um relacionamento desse, deixe seu comentário, ou nos conte a sua história: camilaoliveira151@hotmail.com

Conselho de amiga: Não se deixe passar por isso, é ruim e sufocante, ninguém merece ser controlada, ser impedida de estar aonde gosta e até mesmo em ambientes familiares (sim, chega a esse ponto). Se você se vê passando por isso, tenha coragem e de um basta, por muitas vezes eles vão ameaçar fazer alguma coisa contras eles, ou até mesmo contra você. Enfrente o medo, claro que existe casos mais extremos, procure ajuda, não vai levando com a barriga, pois o tempo passa, e passa para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário